Depois de zerar Shadow Of The Colossus pela primeira vez, um modo mais difícil é destravado, juntamente com um conjunto de desafios de tempo, chamados de modo Time Attack, em ambas as dificuldades. Para entrar no Time Attack, o jogador só precisa carregar o jogo zerado, se aproximar de uma estátua do colosso correspondente no Santuário de Adoração, e "rezar" na frente dela, como se tivesse salvando o jogo em um santuário.

O objetivo desses desafios é derrotar um colosso dentro de um tempo limite. Esse limites são diferentes tanto para o colosso quanto para a dificuldade.

Colossos Tempo de Desafio
Normal Difícil
1. Valus 2:30 2:50
2. Quadratus 4:00 4:30
3. Gaius 6:00 5:00
4. Phaedra 5:30 5:00
5. Avion 5:30 5:30
6. Barba 3:30 6:30
7. Hydrus 12:00 8:00
8. Kuromori 8:00 7:30
9. Basaran 7:30 5:30
10. Dirge 6:00 5:00
11. Celosia 5:30 5:30
12. Pelagia 9:30 10:00
13. Phalanx 12:00 13:00
14. Cenobia 9:00 9:00
15. Argus 10:00 11:30
16. Malus 9:30 13:00

Completar com sucesso quaisquer dois desses desafios fará com que um item especial apareça dentro da piscina rasa na parte de trás do salão do templo. Portanto, existem oito itens para serem adquiridos em cada dificuldade. É importante notar que os itens destravados são diferentes em cada dificuldade e não podem ser transportados para outro jogo salvo de nenhuma maneira.

Obs: Todos os itens devem ser equipados no menu de itens para serem usados.
Time Attack
Desafios completos
Recompensas
Normal Difícil
2 Flecha Sibilante Arpão do Trovão
4 Manto da Força Espada do Sol
6 Máscara da Força Mapa da Árvore da Fruta
8 Pedra de Detecção de Lagarto Manto do Xamã
10 Mapa da Árvore da Fruta Pedra de Detecção de Lagarto
12 Máscara do Poder Máscara do Xamã
14 Manto da Decepção Tecido do Desespero
Todos os 16 Flecha do Lampejo, Agro Marrom Espada da Rainha, Agro Branca

Itens adquiridos em ambas as dificuldades Editar

FTMandLDS

O Mapa da Árvore da Fruta e a Pedra de Detecção de Lagartos podem ser encontradas em ambas as dificuldades. O único lugar no jogo em que eles são realmente vistos é aqui, quando Wander os adquire pela primeira vez.

Mapa da Árvore da Fruta (Fruit Tree Map) Editar

Recebido após derrotar dez colossos no Time Attack Normal e seis colossos no Time Attack Difícil. O Mapa da Árvore da Fruta mostrará um ícone de fruta no mapa na localização de todas as árvores de fruta no jogo. Estar próximo à árvore é desnecessário para fazer esse ícone aparecer.

Usos/Como usar: Encontre árvores de fruta facilmente. Simplesmente olhe no mapa para ver onde elas estão.

Pedra de Detecção de Lagarto (Lizard Detection Stone) Editar

Recebido depois de derrotar oito colossos no Time Attack Normal e dez colossos no Time Attack difícil. A Pedra de Detecção de Lagarto mostrará um ícone de lagarto no mapa nas redondezas de onde um lagarto de cauda branca está no jogo. O ícone somente aparece quando o jogador está relativamente próximo ao lagarto.

Usos/Como usar: Encontre lagartos de cauda branca facilmente. Enquanto estiver viajando verifique o mapa de vez em quando.

Itens do Time Attack Normal Editar

NTAitems

Itens obtidos no Time Attack na dificuldade Normal incluem diferentes tipos de flechas e equipamentos de aumentos de dano.

Flechas Sibilantes (Whistling Arrows) Editar

Recebido após derrotar dois colossos no Time Attack. Flechas Sibilantes chamam a atenção do colosso.

Usos/Como usar: Se quiser subir nas costas de um colosso, um jogador pode atirar uma Flecha Sibilante atrás dele, fazendo com que ele se vire e facilitando a escalada. Selecione-a trocando de armas até encontrá-la.

Manto da Força (Cloak of Force) Editar

Recebido após derrotar quatro colossos no Time Attack. O Manto da Força aumenta a quantidade de dano causado com a Espada Antiga.

Usos/Como usar: Mate os colossos mais rapidamente. Apenas equipe-a para utilizar seus benefícios.

Máscara da Força (Mask of Strenght) Editar

Recebido após derrotar seis colossos no Time Attack. A Máscara da Força aumenta a quantidade de dano causado com a Espada Antiga. Utilize-a em conjunto com o Manto da Força para aumentar o dano mais ainda.

Usos/Como usar: Mate os colossos mais rapidamente. Apenas equipe-a para utilizar seus benefícios.

Máscara do Poder (Mask of Power) Editar

Recebido após derrotar doze colossos no Time Attack. A Máscara do Poder é uma versão mais poderosa da Máscara da Força. Ela aumenta muito a quantidade de dano causado com a espada. Use em conjunto com o Manto da Força para aumentar o dano ainda mais. Esse item não pode ser usado em conjunto com a Máscara da Força.

Usos/Como usar: Mate os colossos muito mais rapidamente. Apenas equipe-a para utilizar seus benefícios.

Manto da Decepção (Cloak of Deception) Editar

Recebido após derrotar quatorze colossos no Time Attack. Vestir o Manto da Decepção faz com que o jogador fique invisível. O colosso não verá ou atacará o jogador enquanto ele estiver usando-a. Esse item não pode ser usado em conjunto com o Manto da Força.

Usos/Como usar: Ande pela arena de um colosso com impunidade. Isso é especialmente útil na luta contra o colosso final, permitindo que o jogador explore a arena completamente. Apenas equipe-a para utilizar seus benefícios.

Flechas do Lampejo (Flash Arrows) Editar

Recebido após derrotar dezesseis colossos no Time Attack. Flechas do Lampejo são flechas que explodem no impacto. Elas causam muito mais dano que flechas normais e podem afetar sigilos menores assim como espadas.

Usos/Como usar: Enfraqueça um colosso rápida e gravemente antes de subir nele. Flechas do Lampejo facilitam muito a caça a lagartos (ou a caça de qualquer animal). Elas podem ser usadas para acessar áreas antes inacessíveis, usando a explosão para jogar Wander encosta acima nas quais ele normalmente apenas escorregaria. Elas também podem ser usadas para ativar a cena da "tocha caindo" no luta contra Celosia. Selecione-a trocando de armas até encontrá-la.

Assim que o Time Attack Normal é completado, o jogador pode escolher a versão marrom da Agro (segure Quadrado no menu principal enquanto estiver selecionando "Load Game").

Itens do Time Attack Difícil Editar

HTAitems

Itens obtidos no Time Attack na dificuldade Difícil incluem diferentes espadas e equipamentos para aumentar sua defesa.

Arpão do Trovão (Harpoon of Thunder) Editar

Recebido após derrotar dois colossos no Time Attack. O Arpão do Trovão é usado similarmente à flechas comuns. Os arpões causam mais dano, no entanto, e possuem a habilidade de interromper o ataque de um colosso. Eles também podem afetar sigilos menores assim como uma espada.

Usos/Como usar: Enfraqueça um colosso rápida e gravemente antes de subir nele. Afete sigilos mágicos sem estar no colosso. Selecione-o trocando de armas até encontrá-lo.

Espada do Sol (Sword of the Sun) Editar

Recebido após derrotar quatro colossos no Time Attack. A Espada do Sol brilhará mesmo quando levantada em áreas que não são iluminadas pelo sol.

Usos/Como usar: Selecione-a trocando de armas até encontrá-la.

Manto do Xamã (Shaman's Cloak) Editar

Recebido após derrotar oito colossos no Time Attack. O Manto do Xamã diminui a quantidade de dano que Wander recebe dos ataques dos colossos.

Usos/Como usar: Sobreviva por mais tempo contra os colossos. Apenas equipe-a para utilizar seus benefícios.

Máscara do Xamã (Shaman's Mask) Editar

Recebido após derrotar doze colossos no Time Attack. A Máscara do Xamã diminui a quantidade de dano que Wander recebe dos ataques dos colossos. Use em conjunto com o Manto do Xamã para acumular o efeito.

Usos/Como usar: Sobreviva por mais tempo contra os colossos. Apenas equipe-a para utilizar seus benefícios.

Tecido do Desespero (Cloth of Desperation) Editar

Recebido após derrotar quatorze colossos no Time Attack. O Tecido do Desespero é basicamente um paraquedas e elimina qualquer dano quando Wander cai. Wander também cai mais lentamente e planando levemente para a frente. No entanto, ele ainda morrerá se cair de certos lugares, como penhascos com vista para o oceano. Esse item pode ser usado em conjunto com o Manto do Xamã.

Usos/Como usar: Previna dano quando cair de um colosso ou um penhasco. Segure R1 ou Círculo enquanto estiver em pleno ar para usá-lo.

Espada da Rainha (Queen's Sword) Editar

Recebido após derrotar dezesseis colossos no Time Attack. A Espada da Rainha é um espada muito poderosa. Um único golpe completamente carregado é muitas vezes o bastante para acabar com um sigilo maior. Os benefícios são um pouco reduzidos, já que o dano causado com a Espada Antiga é proporcional à quantidade de vigor que você tem. Fazendo jus ao nome, essa espada é a mesma espada que Ico usou para derrotar a Rainha.

Usos/Como usar: Mate os colossos rapidamente. Selecione-a trocando de armas até encontrá-la.

Assim que o Time Attack Difícil é completado, o jogador pode escolher a versão branca da Agro (segure Círculo no menu principal enquanto estiver selecionando "Load Game")